Política

PS soma e segue nas intenções de voto. Marcelo menos popular

Dados da mais recente sondagem foram divulgados esta sexta-feira ao final da manhã.

É o quarto mês consecutivo a subir nas intenções de voto. De acordo com a sondagem realizada pela Eurosondagem para o Expresso e para a SIC, o Partido Socialista reúne 37% das intenções de voto dos portugueses, o que se traduz num aumento de 0,7 pontos percentuais face à sondagem do mês anterior.

A subir há dois meses consecutivos está o Bloco de Esquerda, arrecadando agora 9,7% das intenções de voto, mais 0,2 pontos percentuais (p.p.) do que na última sondagem.

Os restantes partidos apresentam todos perdas no que às intenções de voto diz respeito. O PSD (30,4%) perde 0,3 p.p., a CDU (8,2%) recua 0,2 p.p., o CDS (6,6%) diminui as intenções de voto em 0,4 p.p. e, por fim, o PAN (0,2%) recolhe menos 0,2 p.p..

Em contrapartida, a percentagem de portugueses que votaria noutro partido ou em branco subiu 0,1 pontos percentuais para os 7%.

Analisando os números da Eurosondagem realizada para o Expresso e para a SIC é possível perceber que o PS lidera com mais 6,6% do que o segundo ‘classificado’, o PSD. Depois surge à distância, com menos 20,7% do que os sociais-democratas, o Bloco de Esquerda (9,7%), seguido da CDU (8,2%), do CDS (6,6%) e do PAN (0,2%).

Falando agora de popularidade dos principais líderes políticos, as notícias não são boas para o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa perde, pela primeira vez desde a sua eleição, pontos positivos encontrando-se agora com um total de 57 pontos, menos 1,4 do que na sondagem anterior.

Em rota negativa estão ainda Jerónimo de Sousa e Catarina Martins. O comunista surge, este mês, com 12,2 pontos (menos 1,9), enquanto a bloquista apresenta 10,7 pontos (menos 0,2).

Por outro lado, António Costa, Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas sobem no ranking da popularidade.

O primeiro-ministro soma 30,6 pontos positivos (mais 1,1), o líder do PSD arrecada 16,8 pontos (mais 0,2) e, por fim, a centrista Assunção Cristas reúne 11,3 pontos positivos (mais 0,6).

Assim, Marcelo Rebelo de Sousa continua a ser o mais popular, seguido de António Costa, Passos Coelho, Jerónimo de Sousa, Assunção Cristas e, por último, Catarina Martins.

Fonte: Noticias ao Minuto

Comentários

comentários

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Portugal Contra a Geringonça

Segue o nosso Facebook

Copyright © 2016 Anti Geringonça

To Top