Economia

Irlanda reduz dívida pública para 75% do PIB em 2016

O Governo irlandês informou ontem que reduziu a dívida pública para 75,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, menos 3,3% do que no ano anterior.

Segundo números do Gabinete Central de Estatísticas, Dublin baixou consideravelmente a dívida pública graças ao sólido crescimento registado no ano passado (5,2%).

Neste contexto, o défice orçamental também caiu para 0,5% do PIB em 2016, abaixo do objetivo de 0,9% fixado pelo Governo.

As receitas do Estado subiram 3,5% enquanto a despesa pública caiu 1,6%.

O ministro das Finanças irlandês, Michael Noonan, reviu em alta as previsões para a economia nacional e adiantou que o PIB vai crescer 4,3% em 2017, quase um ponto percentual acima do previsto anteriormente.

O ministro também admitiu que o PIB possa crescer 3,7% em 2018, mas advertiu que a saída do Reino Unido da União Europeia apresenta alguma incerteza para o país.

Noonan congratulou-se por a recuperação da economia irlandesa decorrer a um ritmo “constante” com o crescimento de 5,2% em 2016, três anos depois do fim do regaste pedido em 2010 à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no valor de 85 mil milhões de euros.

Fonte: Lusa

De recordar que tal como Portugal , a Irlanda também passou por um programa de ajustamento mas ao contrario de nós, crescem a olhos vistos e divida desce como nunca, caso para perguntar porque será?

 

Comentários

comentários

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Portugal Contra a Geringonça

Segue o nosso Facebook

Copyright © 2016 Anti Geringonça

To Top